Avaliações
e Perícias

 

Desde 1998, anualmente a ÉTICA Engenharia executa centenas de trabalhos técnicos para clientes diversos no âmbito de Avaliações Imobiliárias e vistorias de obras, mantendo cerca de 300 Avaliações entre apartamentos, casas e terrenos urbanos e rurais e 40 vistorias de obras por ano na Grande Vitória e acompanhando o comportamento do mercado.

 

Uma rotina de dados atualizados de cerca de 5.000 amostras são levantados anualmente, permitindo uma amostragem ampla do mercado que subsidia a utilização de estudos matemáticos por meio de inferências estatísticas permitido pela habilidade de uso de tecnologia de alta performance, com base científica de reconhecimento internacional (SisDea – Pelli Sistemas).

 

O processamento do vasto banco de dados permite não só precisão de avaliação, como também compreender e avaliar tendências do mercado, que subsidiam tomadas de decisões de diversos naturezas: Tendências de Valoração e Saturação, Definição de valores de aluguéis, Garantias de empréstimos, Aquisição de imóveis, Partilha de bens, entre outros.

 

No que se refere aos serviços que abrangeram Sistemas de Abastecimento de Água e Sistemas de Esgotamento Sanitário, a ÉTICA Engenharia prestou serviços de campo e escritório para subsidiar análise e diagnóstico da Agência de Controle do Estado, com trabalhos de vistorias, análise de dados e geração de relatórios num período de 300 dias em municípios do Estado do Espírito Santo, que correspondem a cerca de 60% da população residente no Estado.

 

Neste contexto, desenvolveu tarefas que propiciaram a análise das condições de funcionamento das unidades dos sistemas de água e esgoto, que abrangem: captação, tratamento e distribuição de água e coleta, elevação, tratamento e disposição final de esgotos, além da análise de série de dados diários de qualidade de água distribuída e qualidade de efluentes finais dos respectivos Sistemas existentes. No que corresponde ao atendimento ao Plano de Saneamento Básico firmado entre município e concessionária, nossa empresa produziu a análise de todos os documentos firmados para os municípios vistoriados, subsidiando a Agência Reguladora verificar o cumprimento das metas estabelecidas dentro do período de contrato.

 

Alguns trabalhos com destaque em Avaliações:

 

– Avaliação Econômica para fins de arrendamento da área de terra e infraestrutura existente, que atualmente abriga o Terminal de Gás da TRANSPETRO de Barra do Riacho (terra-mar), contratados pela CODESA – Área do terreno 36,2 ha e volume dragado 1.540.000m³.

Imagem antes da
implementação do Terminal
Imagem depois da
implementação do Terminal

 

– Avaliação Econômica para fins de arrendamento da área de terra e infraestrutura existente, que atualmente abriga o Terminal de Gás da TRANSPETRO de Barra do Riacho (terra-mar), contratados pela CODESA – Área do terreno 36,2 ha e volume dragado 1.540.000m³.